Imagem
Uma vizinhança que agrega muito ao valor do imóvel. Esse é o principal benefício que os shopping centers oferecem para quem tem uma moradia no entorno

Jorge Gauthier
jorge.souza@redebahia.com.br

Uma vizinhança que agrega muito ao valor do imóvel. Esse é o principal benefício que os shopping centers oferecem para quem tem uma moradia no entorno. Apostando nessa valorização, o corretor de imóveis Cosme Patricio Queiroz, 46 anos, comprou um apartamento no condomínio Horto Bela Vista, no Cabula, que tem como vizinho o shopping de mesmo nome.

“Comprei um apartamento de quatro quartos por R$ 430 mil, em 2008, quando o empreendimento foi lançado. Hoje, quatros anos depois, com o shopping entregue, já está valendo uns R$ 760 mil. Foi a melhor coisa que fiz. Só me arrependo de não ter tido mais dinheiro para comprar outro”, destaca Cosme. No caso dele, a valorização do apartamento foi de 76%.

Sócio-diretor da Brasil Brokers Brito & Amoedo, Claudio Cunha comercializa atualmente seis empreendimentos na capital baiana (Horto Bela Vista, Mondial Salvador, Salvador Prime, Le Parc, Manhattan e Alphaville), todos próximos a shoppings.

“Shopping centers são muito mais que locais de lazer. Esses centros comerciais oferecem serviços, médicos, restaurantes, supermercados, indicam tendências de comportamento e de moda e, em Salvador, como em outras capitais, são considerados um programa de família, tudo isso com segurança. Morar nesse entorno permite acesso fácil a todos esses benefícios, principalmente em uma cidade com trânsito difícil como em Salvador. Por isso, pessoas com diferentes perfis procuram por empreendimentos próximos a shoppings. Todo mundo gosta de conforto”, diz Cunha.

Renato Albuquerque, diretor de atendimento da Lopes Imobiliária Bahia, endossa  que o principal diferencial de um imóvel nas proximidades de um centro de compras é a comodidade da infraestrutura de serviços, perto de casa. “Empreendimentos em um raio de um quilômetro de shoppings tendem a valorizar, em média, 25% a mais que em outras regiões”.



Shopping Bela Vista é o novo vetor de valorização do Cabula

Referência 
Essa valorização, segundo Cunha, não acontece só em Salvador. “Esse fenômeno podemos observar em qualquer região do Brasil. Exemplo disso é o entorno dos shoppings Iguatemi e Ibirapuera, em São Paulo. E tem o Iguatemi de Salvador. Com mais de 30 anos de funcionamento, o Iguatemi daqui é um equipamento que puxou o crescimento da cidade para aquela direção.

Depois dele, o centro financeiro, que ficava no Comércio, se mudou para a região entre a Avenida ACM e a Tancredo Neves. O shopping até hoje é referência e atrai interessados para aquela área porque manteve um mix diversificado e atualizado.

Características 
O perfil dos clientes que buscam um apartamento no entorno de um shopping varia de acordo com o perfil e localização do empreendimento. “No caso do Salvador Shopping, por exemplo, o público, na maioria das vezes, é solteiro ou formado por casais jovens, de bom poder aquisitivo, que buscam um ou dois quartos, principalmente pela proximidade com a Tancredo Neves, onde a maioria deles trabalha. No caso do Bela Vista, notamos um público mais familiar, buscando unidades de dois e três quartos, e empreendimentos com estrutura completa, onde possam deixar seus filhos com segurança”, pontua Albuquerque.

O diretor da Brasil Brokers Brito & Amoedo explica que outro exemplo de valorização  é o entorno do Shopping Barra, que está sendo alvo de expansão. “O Shopping Barra, apesar de ter sido construído onde já havia moradia no entorno, resolveu o problema do tráfego no local e trouxe valorização crescente para os imóveis do bairro”.

Segundo ele, esta mesma valorização aconteceu na área do Itaigara. O shopping foi construído como um ponto de apoio quando um loteamento foi aberto naquela região para a construção de casas e de edifícios residenciais. “Até hoje, a região continua como uma das mais valorizadas”.

O entorno do Bela Vista, inaugurado no mês passado, teve também um boom de valorização. “Desde o lançamento do empreendimento até a inauguração, os imóveis residenciais daquela área valorizaram 90%. Esse potencial de valorização também está claro no grande número de shoppings que surgiram em Salvador nos últimos anos”, lembra.

“Hoje, temos nove grandes shopping centers na cidade e o Paralela já demonstra potencial para fazer a sua primeira ampliação, a fim de acompanhar o desenvolvimento do entorno, que recebe mais moradores a cada dia”, diz. 
Para ele, os novos vetores de crescimento da cidade são a BR-324 e o Litoral Norte. “Já espero o anúncio de um grande shopping na Estrada do Coco”.

 


Comments




Leave a Reply

    Imobiliárias Net

    Insira seu email para receber atualizações:

    Delivered by FeedBurner

    Fique por dentro!
    Tabela de honorários CRECI-GO

    O melhor para você!

    Olá, postaremos sempre algo que possa ser útil para a melhor escolha da compra do imóvel dos seus sonhos!


Clique para editar este texto...