Imagem
Quanto tempo demora?
O tempo de duração da solicitação do financiamento, desde a primeira simulação realizada no banco até a liberação dos recursos ao vendedor do imóvel, varia para cada instituição financeira. Em média, no entanto, são necessários de 30 a 45 dias para a finalização da operação. Em alguns bancos, o processo pode ser finalizado em 15 dias, embora isso seja mais raro de acontecer. E em outras instituições, por outro lado, a liberação dos recursos demora e pode levar mais de três meses.


 Imagem
Por onde começar?
O economista José Pereira Gonçalves, especialista em mercado imobiliário, orienta que as pessoas realizem simulações em três ou quatro instituições distintas. Muitas vezes, elas oferecem esse serviço em seus sites. Com o levantamento em mãos, você terá como saber o valor máximo que será financiado e o quanto você terá que dar de entrada.

Dica: Faça uma simulação no banco em que você é cliente, pois a instituição já terá, em princípio, a partir do seu cadastro, um conhecimento sobre a sua renda. Mas nunca fique restrito à instituição onde você é correntista, pois outros bancos podem oferecer mais vantagens. 

 Imagem
Aprovação do crédito
Depois de feita a pesquisa inicial, você pode ir a uma agência bancária para começar a primeira etapa da contratação de um financiamento: a aprovação do crédito.
  • Facilidade: Este procedimento costuma ser bastante rápido - em algumas instituições, a aprovação pode ser feita na hora!
1º passo: O agente bancário faz uma nova simulação do futuro financiamento;
2º passo: Caso o cliente queira solicitar a aprovação, algumas documentações são exigidas, como contracheques para comprovação de renda, histórico do cartão de crédito, comprovantes de outros investimentos ou outros documentos que o banco pedir;
3º passo: O agente bancário também verifica a situação do cliente junto a instituições financeiras como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), Serasa e Sistema de Informações do Banco Central (Sisbacen) e confere se há algum impedimento para a liberação do crédito;
4º passo: Depois de ter a aprovação, o cliente tem um prazo específico determinado pelo banco para entregar a documentação referente ao comprador, ao vendedor e ao imóvel. Essa etapa faz parte da contratação do financiamento. Confira abaixo em detalhes. 

Em algumas instituições, até a aprovação do crédito, não é necessário que o comprador já saiba qual imóvel será financiado. O crédito aprovado pode, inclusive, ser uma vantagem na hora da negociação junto ao vendedor
Contratação do crédito
Esta é a etapa final para obter o crédito imobiliário e tem início com a entrega de toda a documentação. Saiba o que acontece:
1º passo: Com a documentação entregue pelo cliente, o banco dá início à análise jurídica de todos os documentos;
  • Veja aqui a documentação básica exigida;
  • Dentre os documentos, os bancos exigem uma avaliação do imóvel feita por um engenheiro credenciado ao banco, que determina o seu valor de compra e venda. Os custos desta avaliação são do cliente que solicita o financiamento.
2º passo: Se não forem encontradas restrições com os documentos, os contratos são redigidos;
3º passo: O comprador é chamado, então, para a assinatura dos contratos;
4º passo: Depois da assinatura na agência bancária, o cliente leva os contratos para o Registro de Imóveis;
5º passo: O comprador leva, então, os contratos registrados para o banco, que poderá efetuar o pagamento do vendedor do imóvel.

Depois de 30 dias da assinatura do contrato, o comprador recebe a primeira prestação do financiamento.

Fonte: penseimoveis.com.br



Leave a Reply.

    Imobiliárias Net

    Insira seu email para receber atualizações:

    Delivered by FeedBurner

    Fique por dentro!
    Tabela de honorários CRECI-GO

    O melhor para você!

    Olá, postaremos sempre algo que possa ser útil para a melhor escolha da compra do imóvel dos seus sonhos!


Clique para editar este texto...